Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Criminalista no Supremo poderia compensar ‘populismo penal’ do Congresso, afirma jurista

Juarez Tavares defende ‘democrata com visão humanista’ para vaga aberta na Corte; carta enviada a Dilma cobra indicação de um penalista

Publicado por Joao Montenegro
há 10 anos

Após a saída do ministro Joaquim Barbosa do STF (Supremo Tribunal Federal) no final do mês de julho, um conjunto de juristas especializados em Direito Penal enviou para a presidente Dilma Rousseff uma carta aberta reivindicando a indicação de um criminalista para a vaga aberta na Corte.

“O STF precisa de um jurista que seja um democrata por excelência, que tenha uma visão humanista da democracia. E nada melhor do que um penalista, pois um penalista trabalha com a miséria humana”, afirma Juarez Tavares, professor titular da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Ao lado de nomes como Amilton Bueno (desembargador do TJ do Rio Grande do Sul) e Márcio Sotelo Felippe (ex-Procurador Geral de Justiça de São Paulo), o docente é um dos signatários da carta enviada a presidente Dilma.

No documento, que também foi entregue ao Senado e ao Judiciário, cinco nomes são apontados como favoritos para assumir a vaga deixada por Barbosa. São eles: Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, Paulo de Souza Queiroz, Pedro Estevam Serrano, Salo de Carvalho e Vera Regina Pereira de Andrade. “Há muitos outros nomes de gabarito, mas nós escolhemos essas pessoas porque são juristas que representam uma ideologia libertária, de preocupação com a pessoa humana, de contenção do poder punitivo”, explica Juarez Tavares.

Em entrevista exclusiva concedida a Última Instância, o professor da Uerj destaca que, nos últimos 63 anos, apenas dois criminalistas foram indicados para o Supremo (Nélson Hungria e Sepúlveda Pertence), e ressalta que um especialista na área é essencial para combater a escalada de projetos de Lei apresentados no Congresso que buscam apenas o aumento de penas como única solução para os conflitos sociais.

“Um criminalista no Supremo iria desempenhar um papel importante: compensar o populismo penal que impera no Congresso. O legislativo editaria leis absurdas, mas o Supremo Tribunal Federal teria um sujeito lá a favor da garantia fundamental da pessoa humana, que diria: aqui não pode!”, afirma o jurista.

Professor titular da Uerj e pós-doutor pela Universidade de Frankfurt (Alemanha), Juarez Tavares é Sub-Procurador Geral da República aposentado e especialista em teoria do delito, Direito Penal e globalização, princípios fundamentais de Direito Penal, crimes omissivos e crimes culposos.

Confira abaixo a entrevista completa com o jurista:

Última Instância: Atualmente, diversos projetos de Lei em matéria de Direito Penal apresentados no Congresso Nacional têm como principal solução ao combate a atos criminosos o aumento de penas para diferentes delitos. Para o senhor, qual é a origem desta perspectiva ‘punitivista’ entre os parlamentares brasileiros? Juarez Tavares: Este punitivismo tem duas vertentes. Primeiramente, é fruto do movimento de Lei e Ordem promovido pelos Estados Unidos e também pela Inglaterra na época do Ronald Reagan e da Margareth Thatcher. Eles achavam que poderiam conter qualquer infração. Isto traz consigo um dado político importante: não basta simplesmente conter a ação, mas também reprimir as classes políticas subalternas mediante o uso cada vez mais intenso da repressão penal, da pena.

Esse movimento de Lei e Ordem, mais tarde, se uniu também com um populismo penal. Ou seja, houve uma mescla do movimento de Lei e Ordem por um lado, com o populismo penal do outro.

Juarez Tavares: O populismo penal angariou a simpatia da população justamente porque a grande mídia deu muita ênfase e encampou a ideologia do movimento de Lei e Ordem. Com isso, passou a ser interessante que os parlamentares também se engajassem neste tipo de movimento, porque eles perceberam que isso dava votos.

Este populismo penal é encampado apenas por parlamentares de ‘direita’? Juarez Tavares: Esta perspectiva é adotada no Congresso não só por parlamentares de direita, mas de esquerda também. O populismo penal foi um câncer que se espalhou de uma maneira absurda e promove uma perspectiva que a solução é só o aumento de pena sem parar. Isso acontece sem nenhuma proporcionalidade. Se nós verificarmos, em comparação com o cenário internacional, a nossa legislação é muito mais rigorosa do que a de qualquer outro país. Nos crimes contra a liberdade sexual, nos crimes patrimoniais, em todos os delitos em geral, nós somos muito mais rigorosos.

Penas mais duras são capazes de ‘proteger’ mais a sociedade?

Juarez Tavares: Nossa legislação dá uma ênfase muito grande na proteção de patrimônio. Vale muito mais para o nosso Código e para as nossas leis penais a proteção do patrimônio do que a proteção da pessoa, da vida humana e da integridade corporal. A pena da violação da integridade corporal é de até um ano, e a pena do furto é de até 4 anos. Quer dizer, uma pessoa que furta uma bolsa de uma senhora que seja bem abastada e tal, está sujeito a uma pena maior do que alguém que dá um soco na cara de outra pessoa. A diferença é muito grande e o populismo penal não vê isso porque o importante é a resposta da opinião pública. E tudo isto é gerado por essa ideia absolutamente sem comprovação de que quanto mais penas menos delitos, o que não é verdade. Tanto é que o Brasil hoje tem 600 mil presos, a terceira maior população carcerária do mundo.

Juarez Tavares: Nesta perspectiva, qual é a importância de um criminalista do Supremo?

Juarez Tavares: O STF, há muito anos, não tem um criminalista entre seus ministros. O último criminalista foi o ministro Sepúlveda Pertence, originariamente a matéria dele era Penal. Antes dele tivemos apenas o ministro Nelson Hungria, na década de 50. Ele foi autor do Código Penal, um penalista liberal. Depois disso, nunca mais. Durante a ditadura não houve nenhum criminalista, tivemos só ministros ligados ao Regime. E depois, quando houve a redemocratização, foi nomeado o ministro Sepúlveda Pertence, que era, de fato, um criminalista. Então, há necessidade realmente de se produzir este tipo de ministro, um ministro que fique atento à matéria penal.

Mas as matérias penais não são minoria no Supremo?

Juarez Tavares: Existem esses argumentos que dizem assim: ‘ah, mas a matéria penal no Supremo representa só 12% dos feitos do Supremo.’ Tudo bem! Mas são 12% que se relacionam a um direito fundamental da pessoa humana que é a liberdade. O direito mais importante que existe é a liberdade.

Então, consequentemente, os outros direitos patrimoniais, que representam os 90% dos fatos no Supremo, são direitos descartáveis. O direito fundamental, da liberdade, é que tem de ser preservado. E daí vem a necessidade de um sujeito que tenha profundo conhecimento de direito criminal, direito penal e processo penal, para poder justamente ajustar a jurisprudência à defesa da pessoa humana.

Qual o efeito prático de um criminalista no STF? Juarez Tavares: É o de desempenhar um papel importante: compensar o populismo penal que impera no Congresso. Um criminalista compensaria isto. O Congresso edita leis absurdas, mas o Supremo Tribunal Federal tem um sujeito lá que é a favor da garantia fundamental da pessoa humana que diz: aqui não pode! Um dos exemplos clássicos de matéria penal mais absurdo que existe é a Lei Geral da Copa. Esta Lei é uma vergonha. Como é que pode uma Lei classificar como delito o fato de alguém comercializar até 5Km dos estádios uma cerveja que não seja aquela da marca autorizada pela Fifa? Isso é um absurdo. Este é um exemplo de uma Lei inconstitucional que não foi decretada inconstitucional pelo STF. Ela é inconstitucional porque criminaliza fatos apenas para proteção de uma entidade privada que é a Fifa. Uma Lei penal não pode identificar o beneficiário da incriminação. Isto viola o princípio da imparcialidade da ordem jurídica.

Um criminalista no Supremo poderia ter um efeito benéfico mais amplo em todo o Judiciário?

Juarez Tavares: Eu acho que sim. Mas ser apenas um criminalista não adianta. Temos criminalistas de esquerda e criminalistas de direita, com viés liberal e viés autoritário. Nós precisamos de um criminalista liberal mesmo, capaz de fazer uma apreciação das normas penais em face da Constituição, no sentido de suas limitações. O STF precisa de um jurista que seja um democrata por excelência, que tenha uma visão humanista da democracia. E nada melhor do que um penalista, pois um penalista trabalha com a miséria humana. A miséria humana está no direito penal. Não está no Direito Civil, onde tem um lado rico e um lado pobre. A miséria mesmo está no Direito Penal. Não tenha dúvida que, entre estes 600 mil sujeitos que estão presos, a grande maioria é de pobres.

Porque a indicação destes cinco nomes?

Juarez Tavares: Há muitos outros nomes de gabarito, mas nós escolhemos essas pessoas porque são juristas que representam uma ideologia libertária, de preocupação com a pessoa humana, de contenção do poder punitivo, de proteção aos direitos fundamentais, do direito de defesa, do contraditório. Podíamos ter incluído outras pessoas, mas resolvemos limitar a cinco pra não dizer que nós estamos sendo ‘proselitistas’ ou que estamos fazendo uma ação entre amigos.

Apesar dos cinco nomes serem muito habilitados, o senhor tem preferência por algum dos indicados?

Juarez Tavares: Eu acho que todos eles estão mais ou menos no mesmo gabarito. Cada um tem a sua particularidade. O Jacinto é um homem mais vinculado ao Processo Penal. A Vera Regina é mais da criminologia. E o Pedro Serrano faz a ponte entre o processo penal e a Constituição. Nós pensamos neste leque inteiro de possibilidades. Acho que se a presidente da República indicar qualquer um dos cinco nomes ela estará beneficiando o País em sua integralidade e prestando um serviço inestimável à democracia.

Fonte: http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/72530/criminalista+no+supremo+poderia+compensar+...

  • Sobre o autorServidor Público Estadual
  • Publicações213
  • Seguidores348
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações93
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/criminalista-no-supremo-poderia-compensar-populismo-penal-do-congresso-afirma-jurista/134628711

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Os interesses escusos estão se movimentando, defendidos por pseudointelectuais. continuar lendo