Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Supremo nega pedido de prisão domiciliar para Roberto Jefferson

Relator do processo, Barroso destacou laudo médico e lembrou que decisão semelhante foi adotada no caso de José Genoino

Publicado por Joao Montenegro
há 10 anos

Por cinco votos a três, o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) negou o pedido de prisão domiciliar feito pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson, condenado à 7 anos de prisão no processo do mensalão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A decisão do colegiado ocorreu no julgamento de recurso apresentado pela defesa de Jefferson contra a decisão monocrática de Joaquim Barbosa, antigo relator do caso, que rejeitou o pedido de conversão do regime sob a alegação de ausência de doença grave atestada por junta médica oficial.

À época, o ex-presidente do Supremo também sustentou que o sistema penitenciário do Rio de Janeiro tinha condições de oferecer a dieta adequada e o acompanhamento médico e nutricional prescritos para o tratamento do condenado.

Segundo os advogados do ex-deputado, ele sofre de diabetes tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, tem histórico de obesidade mórbida e foi submetido a uma cirurgia para retirar câncer no pâncreas.

O ministro Luís Roberto Barroso, novo relator do mensalão, seguiu o entendimento de seu antecessor e confirmou que, segundo o laudo oficial elaborado por médicos do Instituto Nacional do Câncer em dezembro de 2013, Jefferson "não apresenta qualquer evidência de doença neoplásica em atividade”. O mesmo laudo destaca que, embora exija o uso continuado de medicamentos, seu estado clínico não demanda a sua permanência domiciliar fixa.

Barroso lembrou ainda que adotou neste caso a mesma postura aplicada no julgamento do pedido de prisão domiciliar de José Genoino, também negado pelo plenário da Corte.

Além de Barroso, negaram o pedido de Jefferson os ministros Teori Zavascki, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Celso de Mello. O ministro Luiz Fux abriu divergência por entender que o caso não é o mesmo de Genoino, uma vez que Jefferson se submeteu a uma “severa cirurgia no pâncreas”, e sua situação médica é mais delicada do que pressão alta e cardiopatia, como era o caso de Genoino.

Acompanharam o voto de Fux os ministros Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo.

Fonte: http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/72673/supremo+nega+pedido+de+prisão+domiciliar+p...

  • Sobre o autorServidor Público Estadual
  • Publicações213
  • Seguidores348
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações36
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-nega-pedido-de-prisao-domiciliar-para-roberto-jefferson/136133647

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)