Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Para PGE, Maluf está inelegível por improbidade, enriquecimento ilícito e lesão ao erário

Procurador-geral eleitoral encaminhou parecer pelo indeferimento do registro, seguindo requisitos da Lei da Ficha Limpa

Publicado por Joao Montenegro
há 10 anos

O procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, enviou parecer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo indeferimento do registro de candidatura de Paulo Maluf ao cargo de deputado federal em São Paulo. Segundo o parecer em recurso ordinário (RO 237384), ficou caracterizado o ato doloso de improbidade administrativa quando Maluf era prefeito de São Paulo e nomeou Reynaldo Eygdio de Barros para a presidência da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) e para a Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas, gerando enriquecimento ilícito e lesão ao patrimônio público. O artigo 1.º, I, l, da Lei Complementar 64/90, alterada pela Lei Complementar 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), estabelece serem inelegíveis, para quaisquer cargos, “os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito”. O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) já havia indeferido o registro de candidatura pelos mesmos motivos.

O ato de improbidade administrativa ficou configurado depois que o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) condenou Maluf à suspensão de seus direitos políticos por ter colaborado para a execução de fraude ao nomear Barros para a presidência da Emurb e para a Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas. Acórdão do tribunal reconheceu que a conduta de Maluf “pode caracterizar dolo eventual do prefeito, uma vez que o afrouxamento dos controles de pagamento pode ter sido realizado deliberadamente para o proveito fraudulento comum dos envolvidos”.

Para o procurador-geral, a conduta de Maluf contribuiu diretamente para o enriquecimento de terceiro, pois o ato reconhecidamente ímprobo não partiu exclusivamente do então secretário. Segundo o acórdão citado, Barros era homem de confiança e amigo de longa data de Paulo Maluf, tanto que este, como governador, o indicou aquele prefeito municipal da capital, no período de 1979 a 1982. Janot cita ainda o liame firmado entre os dois com vistas à fraudar processo licitatório e beneficiar terceiro, acrescentando que ambos foram condenados por sanções idênticas.

Conforme o parecer, o acórdão do TJ-SP também reconheceu expressamente a ocorrência de lesão ao patrimônio público (o valor do dano, para fim de fixação de multa, corresponde a R$ 21 milhões em abril de 2013) e ainda constou que “todos os autores do ilícito são responsáveis pela reparação do dano”.

Janot explica que não procede a tese da inexistência do dolo por ter sido o candidato condenado no art. 10 da Lei 8.429/92 na modalidade culposa. “Independentemente da qualificação jurídica que lhes dê o Tribunal de Justiça, a partir dos fatos assentados na ação condenatória de improbidade, a Justiça Eleitoral pode aferir a presença dos requisitos para a incidência de causa de inelegibilidade”.

O parecer cita recente julgamento que indeferiu o registro de José Geraldo Riva (PSD-MT) à candidatura ao governo do Mato Grosso. Na ocasião, os ministros do TSE entenderam estarem presentes todos os requisitos, inclusive o enriquecimento ilícito, mesmo sem o candidato haver sido condenado com base no art. da Lei 8.429/92. Confira aqui a íntegra do parecer.

Fonte: http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/72894/para+pge+maluf+esta+inelegivel+por+improbi...

  • Sobre o autorServidor Público Estadual
  • Publicações213
  • Seguidores348
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações47
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-pge-maluf-esta-inelegivel-por-improbidade-enriquecimento-ilicito-e-lesao-ao-erario/139805655

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)