Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Casal de idosos condenado por ‘adoção à brasileira’ é perdoado por nobreza

Publicado por Joao Montenegro
há 7 anos

Um crime pouco discutido na mídia foi julgado em Guajará-Mirim. Trata-se da ‘adoção à brasileira’, nome coloquial dado ao dispositivo versado pelo Art. 242 do Código Penal, que prevê punição severa (reclusão de dois a seis anos) a quem ‘dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil’. No entanto, o desfecho promovido pelo juiz de Direito Pedro Sillas Carvalho levou a situação a rumos opostos aos ditames estabelecidos em lei em termos de pena. Apesar de ser obrigado a julgar o caso, o magistrado reconheceu o ímpeto humanitário de um casal de idosos ao tentar registrar, como se fosse seu filho, o próprio sobrinho e concedeu o perdão judicial. Ambos foram descobertos após o Ministério Público (MP/RO) desconfiar do intento. Alegaram, perante o magistrado, que mentiram à Justiça porque tinham medo de que o menor fosse retirado de si. As considerações do juiz foram tão sensíveis quanto a atitude do casal.

Fonte: http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/rondonia-casal-de-idosos-condenado-por-adocaoabrasileira-e...

  • Sobre o autorServidor Público Estadual
  • Publicações213
  • Seguidores348
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações283
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/casal-de-idosos-condenado-por-adocao-a-brasileira-e-perdoado-por-nobreza/424504844

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)