Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Policial traído pela esposa e que baleou colega não cometeu improbidade administrativa, diz TJ/RO

Publicado por Joao Montenegro
há 7 anos

Decisão proferida pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) chancelou sentença de primeiro grau que julgou improcedente ação de improbidade administrativa movida contra um policial militar do Estado. O policial fora acusado pelo Ministério Público (MP/RO) de ter baleado um colega de trabalho porque este teria um relacionamento amoroso com sua esposa.

A decisão foi tomada à unanimidade pelos membros da 2ª Câmara Especial do TJ/RO.

Os desembargadores entenderam, assim como o juízo de primeira instância, que o agente público cometeu o crime fora do seu horário de trabalho, enquanto não exercia suas funções. Por conta disso, não restariam configuradas as práticas de improbidade administrativa aventadas pelo órgão ministerial.

O fato que desencadeou a ação teria ocorrido no dia 11 de janeiro de 2013. O policial dirigiu-se à casa de seu colega de farda e efetuou disparos contra ele.

Em seguida, apresentou-se espontaneamente à Delegacia de Polícia e confessou a autoria do crime. Disse, ainda, que o fez em razão de a vítima ter tido um relacionamento com sua esposa e, por este motivo, passou a sofrer chacotas em seu ambiente de trabalho.

Pela narrativa dos fatos, extrai-se que o militar teria cometido o ato criminoso por fortes emoções. Este crime, de acordo com o relator Walter Waltenberg Silva Junior, não fora cometido no exercício de suas funções e a arma utilizada no crime era particular, conforme reconhecido até mesmo pelo MP/RO.

“Para a configuração do ato de improbidade por violação aos princípios da Administração Pública (art. 11 da Lei n. 8.429/92)é necessário que a conduta tenha sido praticada por agente público (ou a quem ele se equipare) no exercício de suas funções, além da subsunção entre o fato e a norma e da prova do dolo”, entenderam os componentes do tribunal.

Logo em seguida, definiram:

“Na hipótese em que um policial militar, fora do exercício de suas funções e utilizando arma particular, comete um crime passional, não há que se falar em ato de improbidade administrativa, uma vez que inexiste qualquer correlação com a função pública”, concluíram.

Fonte:http://www.rondoniadinamica.com.br/arquivo/policial-traido-pela-esposaeque-baleou-colega-nao-comet...

  • Sobre o autorServidor Público Estadual
  • Publicações213
  • Seguidores348
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações140
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/policial-traido-pela-esposa-e-que-baleou-colega-nao-cometeu-improbidade-administrativa-diz-tj-ro/433459552

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)